A candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho na boca, é uma infecção de origem fúngica, que se manifesta com lesões brancas de aspecto cremoso na cavidade oral, principalmente na língua e na parte de dentro da bochecha.
O paciente com candidíase oral costuma queixar-se de ardência, diminuição do paladar e sensação de ter algodão na boca. Quando o esôfago é acometido, o paciente se queixa de dificuldade e dor para engolir.
As lesões esbranquiçadas da candidíase oral são bem aderidas à mucosa. Quando tentamos raspá-las com algum objeto, tipo um abaixador de língua, as lesões não saem com facilidade e podem ainda sangrar, deixando a mucosa que estava por baixo ferida.
Ter candidíase oral costuma ser um sinal de problemas no sistema imunológico. Não necessariamente o paciente tem alguma doença imunossupressora, como AIDS ou câncer. O sapinho é muito comum em bebês e idosos.
Esta é uma página com fotos de candidíase oral, complementando as informações dadas nos texto: SAPINHO NA BOCA | Candidíase oral
No texto original é possível encontrar mais fotos além de uma detalhada explicação sobre a candidíase oral.
Fotos de sapinho (candidíase oral)
Postar um comentário