O último domingo (31) de julho foi um dia marcado por protestos na capital pernambucana com relação ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. O ato favorável ao processo aconteceu durante a manhã na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, reunindo 20 mil pessoas, segundo a organização. Já a manifestação contra o afastamento da chefe do Executivo nacional ocorreu à tarde, na área central da cidade, e contou com 2 mil pessoas, de acordo com os organizadores. A Polícia Militar de Pernambuco não divulgou estimativas de público para nenhum dos eventos.
A concentração do primeiro ato do dia, em apoio à Operação Lava Jato e a favor do impeachment de Dilma, teve início às 10h em frente à Padaria Boa Viagem. Acompanhados de um trio elétrico, os participantes caminharam até o Segundo Jardim do bairro. No trajeto, não faltaram críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: \"Lula, ladrão! Seu lugar é a prisão!\", cantaram os manifestantes, que também homenagearam o juiz federal Sérgio Moro, cantando parabéns para ele, que aniversaria na segunda-feira (1), e através de um boneco gigante, que atraía a atenção das pessoas, que paravam para tirar fotos.
\'Moro, o povo se orgulha de você\', \'Com Moro, não tem namoro, nem tem ilusão, vai tudo para a prisão\' e \'Moro, prenda os corruptos que o povo agradece\' eram algumas mensagens presentes em cartazes do ato. \"Querem derrubar o Moro\", mas não vamos deixar\", afirmou a aposentada Alberlita Silva, de 77 anos, que participou da manifestação junto com as irmãs Alice e Ana Paspich, de 72 anos.
Segundo os organizadores da manifestação no Recife, o objetivo da mobilização é criticar a corrupção na política nacional. \"Viemos à rua para mostrar que continuamos na luta contra a corrupção no país. Queremos reforçar a importância de o Senado legitimar o impeachment de Dilma. Também apoiamos a Lava Jato e a todos os juízes federais empenhamos em prender todos os políticos corruptos, independentemente do partido\", ressaltou Dulce Sampaio, porta-voz da organização do ato na capital pernambucana.
No protesto, um grupo de manifestantes pediu o retorno do governo militar no Brasil. \'Nós queremos as Forças Armadas já\' e \'Eu quero intervenção cívico-militar\' eram algumas das frases expostas em faixas. A manifestação terminou por volta das 12h40, quando os participantes cantaram o Hino de Pernambuco diante de um grande boneco inflável representando o ex-presidente Lula com vestes de presidiário.
Segunda manifestação
Por volta das 15h, apresentações culturais marcaram o início do ato \'Fora Temer\' na Praça do Derby, no Centro do Recife, denominada pelos participantes de \'Praça da Democracia\'. Vestidos de vermelho, os manifestantes cantaram músicas e declamaram poemas contra o impeachment de Dilma Rousseff, referindo-se ao processo como \'golpe\'.
Entre os cartazes expostos no local, mensagens de apoio à presidente afastada, como \'Volta, querida!\'. Faixas também estampavam críticas ao presidente interino do Brasil. \'Fora, Temer! Vaza, traíra! Não tem perdão\' e \'Fora, golpista\', expressavam algumas delas. \"O objetivo deste ato é demarcar politicamente a defesa da democracia, que foi rompida com o golpe que ocorreu neste ano no Brasil, e o combate ao conservadorismo crescente na sociedade brasileira\", ressaltou Severino Alves, representante da Frente Povo Sem Medo, que organizou a mobilização pró-Dilma no Recife.
Entre os participantes do ato, chamava a atenção um senhor vestido com uma capa vermelha e uma gaiola na mesma cor, onde se lia uma placa com a palavra \'democracia\'. \"Essa fantasia representa a democracia engaiolada para uma parcela da população do Brasil. É o que aconteceu com meu voto: a pessoa em que eu votei foi tirada de maneira arbitrária do poder\", explicou o artista plástico Wolder Wallace.
Por volta das 17h, os participantes do ato iniciaram uma caminhada pelas ruas centrais da capital. Após cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, passaram por toda a Avenida Conde da Boa Vista, atravessaram a Ponte Duarte Coelho e a Avenida Guararapes até chegar ao Bairro do Recife. No trajeto, manifestantes entoaram palavras de ordem como \'Governo golpista não me representa\' e \'O povo na rua, a luta continua\'. A dispersão do protesto aconteceu por volta das 18h30, na Praça do Arsenal.
Postar um comentário