A rosa mosqueta, Rosa moschata ou Rosa rubiginosa, é um arbusto que se desenvolve em regiões de clima frio e seco, em áreas de planície ou pequenas montanhas. É oriunda da Europa, mais precisamente da região do Mediterrâneo.
Difundida no continente americano pelos europeus, está presente na região do meio-oeste dos Estados Unidos e é encontrada em abundância ao sul dos Andes, no Chile, até a Patagônia, na Argentina.
A rosa mosqueta apresenta flores rosadas e brancas, ás vezes com pigmentos amarelos, e tem de 3 a 6 cm de diâmetro. As folhas são verdes claras e de formato elíptico e, os talos e ramos, possuem espinhos.
A seguir entenderemos um pouco mais sobre o óleo de rosa mosqueta, extraído da planta de mesmo nome. Vamos esclarecer o que é este óleo, para que serve e quais os benefícios da sua utilização.
O que é o óleo de rosa mosqueta?
A planta produz um fruto após a queda de suas pétalas. O fruto da rosa mosqueta, cuja casca é rica em vitamina C, tem coloração vermelho-alaranjado, é oval e possui cerca de 15 a 20 sementes. Dessas sementes, obtém-se o famoso óleo de rosa mosqueta.
Importante destacar que o óleo também pode ser extraído da espécie Rosa canina, encontrada em vários locais, como na Europa e na África do Sul. O óleo de rosa mosqueta é de cor amarelo avermelhado e apresenta diversos usos e benefícios, sobretudo para a pele, independentemente da faixa etária.
Como o óleo de rosa mosqueta é obtido?
As sementes selecionadas para a obtenção do óleo de rosa mosqueta, geralmente são as com baixa umidade. Na prensagem a frio, essas sementes são prensadas num aparelho cujas características permitem que a temperatura do processo não se eleve para mais de 40º C, o que preserva as características originais do óleo.
Na extração por solventes, as sementes, já descascadas e laminadas, são colocadas em um extrator juntamente com hexano, uma substância química da classe dos hidrocarbonetos. Esse solvente extrai o óleo das sementes e a mistura resultante (óleo da rosa mosqueta + hexano) passa por um processo de destilação a vácuo para eliminação do hexano, em que o óleo é definitivamente obtido.
Para que serve o óleo de rosa mosqueta?
Há muito tempo, os povos andinos do Chile usam o óleo de rosa mosqueta para tratar a pele e os cabelos. A indústria o utiliza na produção de produtos cosméticos, como cremes e sprays.
O óleo é composto majoritariamente pelos ácidos graxos do tipo ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 3 (ácido linolênico), eles representam 80% de seus componentes. Esses ácidos graxos essenciais, ajudam a reparar a pele e evitam a sua desidratação, pois formam uma barreira impermeável à água.
O óleo também contém betacaroteno, licopeno e vitamina E. O betacaroteno e o licopeno são antioxidantes e auxiliam na prevenção do envelhecimento da pele. A vitamina E, por sua vez, também possui essa ação antioxidante, é um excelente hidratante e tem propriedades anti-inflamatórias.
Um fato curioso é que muitas fontes erram ao dizer que o óleo também possui vitamina C pois esta é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que se dissolve apenas em meios ricos em água, e a semente, como vimos, é oleosa por natureza.
Os Benefícios do óleo de rosa mosqueta.
1) O óleo de rosa mosqueta pode ser usado para todos os tipos de pele.
O óleo de rosa mosqueta pode ser usado mesmo por quem tem pele oleosa pois ajuda a regular a quantidade de sebo produzido. É um óleo bem absorvido pela pele, não deixa aquele aspecto gorduroso. Aos que possuem pele seca, ele é também um ótimo hidrante, graças a vitamina E e aos ômegas 6 e 3. Além de tudo, seu uso regular confere um brilho à pele.
2) O óleo de rosa mosqueta retarda o envelhecimento precoce
Os agentes antioxidantes do óleo (betacaroteno, licopeno, vitamina E) conseguem amenizar o processo de envelhecimento prematuro provocado pelos raios solares do tipo ultravioleta. O óleo de rosa mosqueta é eficaz contra as rugas superficiais bem como contra as manchas senis. Observação: o óleo é útil contra qualquer tipo de manchas.
Em um estudo, 20 mulheres, entre 25 e 35 anos, que apresentavam manchas e rugas superficiais provocadas pela exposição ao sol, utilizaram o óleo de rosa mosqueta na face durante 4 meses. Os efeitos do óleo eram avaliados a cada 8 dias. Já na terceira semana, foi possível perceber uma redução das rugas e manchas. No final do período de estudo, a pele estava revigorada e as manchas praticamente sumiram.
3) O óleo de rosa mosqueta ajuda na cicatrização da pele
O óleo de rosa mosqueta é uma alternativa barata e não invasiva para o tratamento de cicatrizes. Os ácidos graxos do óleo, além de ajudarem na hidratação, promovem a redução de cicatrizes. A pró-vitamina A (betacaroteno) presente no óleo também traz benefícios ao tecido cicatrizado já que suaviza a textura e o tom da pele.
Em um estudo, 10 mulheres, entre 45 e 68 anos que apresentavam cicatrizes cirúrgicas decorrentes de mastectomia, aplicaram o óleo no local afetado, assim que foram retirados os pontos da cirurgia. Os resultados foram bastante positivos: após 3 meses de uso diário do óleo (2 vezes/dia, de manhã e à noite), as cicatrizes ficaram mais suaves e menos evidentes e a coloração e elasticidade da pele melhoraram consideravelmente.
4) O óleo de rosa mosqueta é ótimo para a saúde capilar.
O óleo ajuda a recuperar o brilho e a restaurar cabelos, bem como a hidratar os fios secos. Experimente massagear seu couro cabeludo com um pouco de óleo de rosa mosqueta levemente aquecido e veja os resultados. O óleo também auxilia no controle de caspas.
5) Outros benefícios do óleo de rosa mosqueta:
Dicas:
Referências adicionais:
- Santos, Joyce Silva dos, Ana Beatriz Duarte Vieira, and Ivone Kamada. ?Treatment of open wounds using Mosqueta Rose: a review.? Revista brasileira de enfermagem 62.3 (2009): 457-462.
- Ç?nar, I., and A. Sinan Çolako?lu. ?Potential health benefits of rose hip products.? I International Rose Hip Conference 690. 2004.
- Eyvazzadeh, O., et al. ?Evaluation of fatty acid composition and stability of rose hip oil.? JOURNAL OF FOOD TECHNOLOGY AND NUTRITION (2010).
- Shabykin, G. P., and A. I. Godorazhi. ?A polyvitamin preparation of fat-soluble vitamins (carotolin) and rose hip oil in the treatment of certain dermatoses.? Vestnik dermatologii i venerologii 41.4 (1967): 71-73.
- Kole, Prashant L., et al. ?Cosmetic potential of herbal extracts.? Natural Product Radiance 4 (2005): 315-21.
Postar um comentário