Se você trabalha com Linux e é acostumado com sistemas Debian-Like deve ter estranhado o fato de que no Centos/RHEL 7 algumas coisas são diferentes no que diz respeito a configuração de redes.
“Problemas” que você irá encontrar:
- Não encontrar os tradicionais comandos ifconfig, netstat, route, mii-tool, arp, iptunnel pois eles fazem parte do pacote net-tools que não está presente de forma padrão na instalação .
- As placas tiveram as suas nomenclaturas mudadas, ao invés de nomes como eth0, eth1 e etc temos nomes como enp0s3, enp0s8.
Então como resolver estes pseudos problemas?
Primeiro vamos nos acostumar com o ambiente para que possamos resolver esses nosso “problemas”, vamos começar verificarmos como o seu CentOS/RHEL 7 renomeou as suas placas de rede, para isso iremos um dos comando abaixo :
nmcli d
Também podemos usar o comando cat /proc/net/dev
Em ambos os comandos você pode observar que as placas de redes têm os nomes enp0s3 e enp0s8.
Resolvendo o “problema”
Agora que identificamos as placas de rede vamos verificar se temos internet com o comando ping vamos “pingar” o ip 8.8.8.8 válido.
Se o ping não responder temos que configurar a placa de rede para ter acesso a Internet, e como não temos o ifconfig AINDA ,vamos usar o comando ip para isso .
ip address add 10.0.0.50/24 dev enp0s3
ip route add default via 10.0.0.1
echo “nameserver 8.8.8.8” >/etc/resolv.conf
- O primeiro comando configura ip e máscara na interface enp0s3
- O Segundo ip configura o gateway
- O terceiro configura o servidor DNS
Caso a sua rede tem um servidor DHCP configure os parâmetros acima como o comando :
dhclient -v enp0s3
Como as configurações que fizemos com o comando ip vão se perder quando reiniciarmos a máquina , então vamos configurar para que fique de forma persistente para isso você pode usar o comando nmtui que lhe dará acesso a uma interface GUI para configurar as placas de rede . Não se preocupe que não tem mistério, é bem intuitivo.
Se você não quiser configurar pelo nmtui você pode usar o método tradicional de editar os arquivos referentes à sua placa de rede no diretório /etc/sysconfig/network-scripts, se você já estiver acostumado a fazer assim com o CentOS
Bom agora que temos Internet vamos então instalar o pacote net-tools com o comando:
yum install net-tools
Pronto ! Agora sim você terá acesso a todos os comandos que faltavam.
Até a próxima e não se esqueça de compartilhar nas redes sócias se isso foi útil para você.
Você tem uma solução diferente, ou melhor, compartilhe comigo nos comentários.
Postar um comentário